Viaturas antigas de São Paulo | Almanaque ABC Viaturas antigas de São Paulo | Almanaque ABC

Ads (728x90)



Viaturas antigas com certeza se você tem mais de 30 anos já se deparou com alguma dessas pelas ruas de São Paulo e algumas inspiraram até músicas e filmes confira algumas delas abaixo:.


1976
As cores laranja e preto brilhantes vistas aqui em um Corcel de 1976 são sinônimos de policiamento da era da ditadura. Os brasileiros mais velhos se lembrarão disso com vivacidade.





1986
A Fusca, conhecida popularmente como Baratinha ou barata, é possivelmente o carro de polícia mais conhecido de todos os tempos. Foi amplamente utilizado em toda a cidade de São Paulo, dos anos 60 aos 80, e foi um clássico de design instantaneamente reconhecível. O modelo de 1986 foi uma das últimas edições e já era movido a etanol, um recurso inovador da época.







1988
O Veraneio é provavelmente o veículo policial mais associado à era da ditadura. Utilizado pela Rota, forças especiais da Polícia Militar de São Paulo. Durante a era da repressão, o caminhão de 5 metros de comprimento e 2 toneladas era frequentemente utilizado sem cores ou símbolos externos, embora poucos civis tivessem ilusões sobre o que os 4 homens à paisana realmente estavam fazendo.




Opala
Outro carro icônico foi o Chevrolet Opala, visto nas ruas de São Paulo no final dos anos 80.







1998
Nos tempos mais modernos, a caminhonete Ipanema de 1,8 ou 2,0 litros era amplamente utilizada.
Para quem estiver interessado, pode ver esses carros e muito mais no Museu da Polícia Militar em São Paulo.

Fotos: Marco de Bari
Fonte: Classic Police Cars São Paulo